quinta-feira, 29 de março de 2012

Lordi

Ao longo dos anos a Finlândia foi se destacando pela sua incrivel cena de bandas de metal em geral . Bandas muito conceituadas como : Nightwish , Catamenia , Sonata Arctica , Stratovarius , Tarja e Lordi são algumas bandas que apareceram e mostraram que aquele lugar tem muito mais coisa do que neve .
   Lordi é uma banda de hard rock proveniente de Helsinki, Finlândia. Existe desde 1996, mas só ficou conhecida em 2002, ficando mundialmente famosa depois de vencerem o Festival Eurovisão da Canção 2006 com o tema "Hard Rock Hallelujah".
   No início da década de 1990, Putaansuu tocava em uma pequena banda de Rovaniemi. Ele deixou-a quando os outros membros não concordaram com a introdução de elementos teatrais e um rock do mesmo estilo da banda Kiss. Em 1991, Putaansuu começou a produzir demos com o nome de Lordi, e continuou a fazê-lo por alguns anos. O resto dos membros se conheceram no ano de 1996, em Estocolmo, onde eles tinham ido ver Kiss tocar. Desde o início, eles queriam tocar com uma pirotecnia espetacular, estilo "monstro", isto junto com sua imagem de máscaras. Várias gravadoras recusaram a banda, algumas dizendo que eles deveriam tocar black metal se gostavam de máscaras. Finalmente, a gravadora BMG aceitou-os e seu primeiro álbum, Get Heavy, vendeu 40.000 cópias na Finlândia.
  
As máscaras de monstros e fantasias usados pela banda são feitos de espuma de látex. As máscaras foram feitas por partes, em seguida, colados um ao outro, pedaço por pedaço. Putaansuu mencionou que ainda possui algumas peças originais de 1996. Ele também disse que a caracterização lhes custou "algumas centenas de euros". Os membros da banda compõem suas próprias fantasias.
Os figurinos são tão integrados à imagem publicitária da banda que os membros se recusam a serem fotografados ou entrevistados sem eles, mesmo que em alguns casos isso cause desconforto. Lordi já deu entrevistas sem os trajes, mas ele sempre é filmado de costas de maneira com que não se consiga ver sua face.
Lordi declararou que seus trajes foram inspirados na banda Kiss. Os figurinos também são comparados à banda de Thrash Metal Gwar, que vestem roupas de látex em forma de monstros, semelhantes ao usado por Lordi, embora seus estilos musicais sejam completamente diferentes.

[editar] Desmascarados pela mídia

Apesar da abordagem rigorosa da banda em relação às suas máscaras, os jornais começaram a publicar várias fotos dos membros sem maquiagem. Em 15 de março de 2006, o tablóide finlandês Ilta-Sanomat publicou uma fotografia de Putaansuu (Mr. Lordi), em roupas civis, com o rosto parcialmente aparecendo. Lordi chamou isso um insulto para eles, e uma tentativa de destruir a imagem de "monstro" que trabalharam durante dez anos para criar.
Em 22 de maio de 2006, o Daily Mail publicou o que se acreditava ser uma foto antiga da banda sem a sua maquiagem ou máscaras. Mais tarde fora revelado que a banda da foto era na verdade Children of Bodom, uma banda completamente diferente. A foto foi reconhecida no site oficial de Children of Bodom. A foto de Erna Siikavirta, que passou a participar como Enary, tecladista da banda fora publicada. No entanto, Enary deixou a banda em 2005, bem antes da vitória da banda Lordi no Eurovision e Awa entrou em seu lugar. No mesmo dia, Bild-Zeitung, um tablóide alemão, publicou o que eles divulgaram uma fotografia de Putaansuu sem sua máscara em sua seção "Bild Uncovered" com o título alemão "Ele é o monstro Grand Prix: Toda a Alemanha discute sobre os monstros mais feios". Posteriormente muitos outros tablóides e jornais europeus publicaram a mesma fotografia ou similares.
Em 24 de maio de 2006, a revista tablóide finlandês 7 P? IV? publicou uma foto do rosto de Lordi na primeira página, e dois dias depois, outro tablóide, Katso!, publicou fotos dos outros quatro membros da banda desmascarados. Ambas as revistas foram fortemente criticadas por seus leitores pela publicação dessas fotos, que levou à rápidas desculpas de ambas as revistas e as promessas de não publicar fotos de Lordi desmascarado mais.
Em 26 de maio de 2006, um vídeo foi exibido na televisão, na Lituânia. Ele apresentava quatro homens e uma mulher, vestida de preto, sentado à mesa no aeroporto de Atenas. Após alguns segundos, Heikki Paasonen (comentarista da Eurovisão finlandês) em uma camisa de Lordi preto veio e ficou na frente da câmera, abrangendo a vista.
   Lordi representou a Finlândia na final do Festival Eurovisão da Canção 2006 com a canção "Hard Rock Hallelujah", após passar pela semifinal. A banda ganhou por uma margem significativa, marcando 292 pontos, 44 pontos sobre o segundo colocado Dima Bilan, representando a Rússia, com a canção "Never Let You Go". Tendo sido votado por todos os países, excepto Albânia, Arménia e do Mónaco, Lordi teve o maior número de pontos para qualquer entrada em qualquer Festival Eurovisão da Canção já ocorrido. Eles receberam 12 pontos em oito países: Dinamarca, Estónia, Grécia, Islândia, Noruega, Polónia, Suécia e Reino Unido. Coincidentemente, Lordi também marcou 292 pontos na semifinal, realizada dois dias antes.
  
A escolha do Lordi para representar a Finlândia gerou alguma controvérsia, tanto na Finlândia quanto na Grécia.
Na Finlândia, a escolha foi criticada por algumas pessoas. Um grupo de líderes religiosos foram tão longe que chamaram o presidente Halonen para vetar sua entrada. Na Grécia, várias organizações estavam tentando impedir Lordi de competir. A presidente grega da união proprietária de restaurantes e bares, Sra. Niki Constantinou, fez um apelo em público direcionado para o povo da Finlândia e da Grécia para não permitir que Lordi entrasse no concurso, alegando que o grupo é satanista. Três outras organizações, na Grécia, iniciaram uma ação legal contra Lordi.
Lordi ele respondeu às acusações e estritamente negado satanismo. Ele disse que um grupo satanista não iria escrever músicas como "Hard Rock Hallelujah" ou "Devil is a Loser".
Apesar disso, ou talvez devido a controvérsia, a Grécia acabou atribuindo 12 pontos à Lordi, a maior pontuação possível, na disputa final. Alguns especulam que este seja um recuo dos jovens gregos contra os elementos conservadores em seu país, que haviam criticado Lordi.
Desde antes da Eurovisão, Lordi foi incorretamente identificado - nomeadamente através da imprensa - como uma banda de death metal.
 
Para comemorar sua recente vitória no Festival Eurovisão da Canção, Lordi realizou um concerto público e gratuito, ao ar livre, na Praça do Mercado, em Helsínquia, na Finlândia, em 26 de maio de 2006. A banda realmente implicitamente prometeu este show para os finlandeses durante o placar no final da Eurovisão, em Atenas. Como se tornava cada vez mais claro que iriam ganhar, a banda Lordi segurou um cartaz dizendo "tavataan Torilla!" ( "Nos vemos na Praça do Mercado!") na frente das câmeras de TV.
O concerto começou às 18:00 horas, quatro bandas finlandesas abriram o show (todos contratados com SonyBMG): Kilpi, PMMP, Egotrippi e Happoradio. Lordi se apresentou às 21:00 horas e realizou seis canções:
  • - Bringing Back the Balls to Rock
  • - Blood Red Sandman
  • - Devil is a Loser
  • - It Snows in Hell
  • - Would You Love a Monsterman?
  • - Hard Rock Hallelujah
No concerto, a presidente da Finlândia, Tarja Halonen fez uma aparição oficial para dar uma chave de bronze e uma bandeira pelo trabalho exemplar dos finlandeses. O concerto foi assistido por mais de 90 mil pessoas em toda a Finlândia e até mesmo em outros países. O concerto foi o maior evento público do dia em Helsínquia. Nesta ocasião, o recorde mundial de maior número de pessoas cantando foi de cerca de 80.000 pessoas, cantando Hard Rock Hallelujah. O recorde anterior era detido por 50.000 fãs de rugby irlandês.


O último álbum da banda foi o Babez for Breakfast que saiu em 2010 ! Ainda não temos muitas novidades da banda , mas existem boatos de quererem trazer essa banda para o Brasil , agora é só torcer os dedos .



Over the years Finland has been standing out for its incredible scene of metal bands in general. Very reputable bands as Nightwish, Catamenia, Sonata Arctica, Stratovarius, Tarja and Lordi are some bands that appeared and that place has a lot more than snow.

   
Lordi is a hard rock band from Helsinki, Finland.
Existed since 1996 but only became known in 2002, becoming world famous after winning the Eurovision Song Contest 2006 with the theme "Hard Rock Hallelujah".

   
In the early 1990s, Putaansuu played in a small band from Rovaniemi. He left when the other members disagreed with the introduction of theatrical elements and the same style of rock band Kiss. In 1991, Putaansuu started producing demos under the name Lordi, and continued to do so for some years. The rest of the members met in 1996 in Stockholm, where they had gone to see KISS play. From the beginning, they wanted to play with a fireworks spectacular style "monster" that along with its image masks. Several record labels refused the band, some saying they should play black metal if they liked the masks.
Finally, the BMG has accepted them and their first album, Get Heavy, sold 40,000 copies in Finland.

 
The monster masks and costumes used by the band are made of foam latex. The masks have been made in sections, then glued to each other bit by bit. Putaansuu mentioned that he still has some original pieces from 1996. He also said that the characterization cost them "a few hundred euros."
The band members make their own costumes.
The costumes are so integrated into the advertising image of the band members refuse to be photographed or interviewed without them, even though in some cases it causes discomfort.
Lordi has already given interviews without the costumes, but he always shot back in a way that can not see his face.
Lordi declararou their costumes were inspired by the band Kiss.
The costumes are also compared to the Thrash Metal band Gwar, wearing latex clothes in the form of monsters, similar to that used by Lordi, although their musical styles are completely different.
[Edit] unmasked by the mediaDespite the band's strict approach in relation to their masks, newspapers began to publish several photos of the members without makeup. On March 15, 2006, the Finnish tabloid Ilta-Sanomat published a photograph of Putaansuu (Mr. Lordi) in civilian clothes, his face partially showing. Lordi has called this an insult to them, and an attempt to destroy the image of "monster" who worked for ten years to create.
On May 22, 2006, the Daily Mail published what was believed to be an old photo of the band without their makeup or masks. Later the band was revealed that the photo was actually Children of Bodom, a completely different band. The photo was recognized on the official website of Children of Bodom. Photo of Siikavirta Erna, who has participated as Enary, keyboardist of the band had been published. However, Enary left the band in 2005, well before the band Lordi win the Eurovision and Awa took its place. On the same day, Bild-Zeitung, a German tabloid, published what they released a photograph of Putaansuu without his mask in its section "Bild Uncovered" with the German title "He is the Grand Prix Monster: All of Germany discusses the monsters uglier. "
Later many other European tabloids and newspapers have published the same photograph or the like.
On May 24, 2006, the Finnish tabloid magazine 7 P? IV? published a photo of Lordi's face on the first page, and two days later, another tabloid, Katso!, published photos of the other four band members unmasked.
Both magazines were heavily criticized by their readers for publishing these pictures, which led to quick apologies from both magazines and promises not to publish unmasked pictures of Lordi anymore.
On May 26, 2006, a video was shown on television in Lithuania. It featured four men and one woman, dressed in black, sitting at the table at Athens airport.
After a few seconds, Heikki Paasonen (the Eurovision Finnish commentator) in a black Lordi shirt came and stood in front of the camera, covering the view.

   
Lordi represented Finland in the final of the Eurovision Song Contest 2006 with the song "Hard Rock Hallelujah" after spending the last four. The band won by a significant margin, scoring 292 points, 44 points over second placed Dima Bilan, representing Russia with the song "Never Let You Go." Having been voted by all countries except Albania, Armenia and Monaco, Lordi had the highest number of points for any entry in any Eurovision Song Contest has already occurred. They received 12 points from eight countries: Denmark, Estonia, Greece, Iceland, Norway, Poland, Sweden and the UK.
Coincidentally, Lordi also scored 292 points in the semifinal, held two days before.

 
The choice of Lordi to represent Finland some controversy generated, both in Finland as in Greece.
In Finland, the choice was criticized by some people. A group of religious leaders went so far as called President Halonen to veto their entry. In Greece, several organizations were trying to stop Lordi from competing. The president of the union owns Greek restaurants and bars, Mrs. Niki Constantinou made a public plea directed to the people of Finland and Greece not to allow Lordi to enter the contest, claiming that the group is satanist.
Three other organizations in Greece initiated legal action against Lordi.
Lordi he responded to the accusations and strictly denied Satanism.
He said a Satanist group would not write songs like "Hard Rock Hallelujah" or "Devil is a Loser".
Despite or perhaps because of the controversy, Greece ended up giving 12 points to Lordi, the highest score possible in the final match.
Some speculate that this is a retreat of young Greeks against the conservative elements in his country, who had criticized Lordi.
Since before the Eurovision, Lordi was incorrectly identified - particularly by the press - as a death metal band.


To celebrate his recent victory in the Eurovision Song Contest, Lordi held a public concert, free, outdoors, in the Market Square in Helsinki, Finland on May 26, 2006. The band actually implicitly promised this show for the Finns during the scoring in the final of Eurovision in Athens. As it became increasingly clear that they would win, the band Lordi held a sign saying "tavataan Torilla!"
("See you on the Market Square") in front of TV cameras.
The concert started at 18:00, four Finnish bands opened the show (all contracted with SonyBMG): Kilpi, PMMP, and Egotrippi Happoradio.
Lordi performed at 21:00 hours and performed six songs:
- Bringing Back the Balls to Rock- Blood Red Sandman- Devil is a Loser- It Snows in Hell- Would You Love a Monsterman?- Hard Rock HallelujahIn concert, the President of Finland Tarja Halonen made an official appearance to give a brass key and a flag for the exemplary work of the Finns. The concert was attended by over 90,000 people all over Finland and even other countries. The concert was the biggest public event of the day in Helsinki. On this occasion, the world record for largest number of people singing was about 80,000 people, singing Hard Rock Hallelujah. The previous record was held by 50,000 Irish rugby fans.
The last album was Babez for Breakfast which came out in 2010! We do not have many features of the band, but there are rumors of wanting to bring this band to Brazil, now just bend the fingers.




Nenhum comentário:

Postar um comentário